sexta-feira, 25 de julho de 2008

Selo de Eficiência energética nas Edificações Comerciais em 2009


A partir de 2009 o PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) Edifica vai classificar as edificações comerciais de acordo com a sua eficiência energética.

Serão avaliados três aspectos da edificação: envoltória (análise da cobertura, áreas de vidro, janelas, aberturas e vãos etc.), sistema de iluminação e sistema de condicionamento ambiental.

Os edifícios serão comparados com uma "versão eficiente" do projeto e receberão conceitos que variarão de A a E.

A partir de 2009 os construtores poderão submenter seus projetos voluntariamente, mas em breve será obrigatório. A próxima etapa será a classificação de edifícios residenciais.

O programa estima que a economia de energia em projetos eficientes de construção possa chegar a 50% e no retrofit, a 30%. Já na troca de envoltório, sistema de iluminação e ar-condicionado, a economia pode variar entre 10% e 30%.
Fonte: Piniweb.

2 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Parabéns pelo seu blog e sua filosofia.
Sou biólogo e fico muito feliz ao ver alguém com formação em Engenharia Civil, tendo atitude em promover as mudanças que são fundamentais nos conceitos dessa atividade.
Vim através da Regina.
Um abraço!

Regina Bolico disse...

Oi William!
Apesar de não ser arquiteta nem engenheira o tema arquitetura sustentável e tudo que esteja relacionado a isso me interessa muito. Tanto que numa das aulas da minha pós escolhi um texto da revista do CREA prá fazer uma análise crítica. A tua colaboração no meu blog tem enriquecido muito os meus conhecimentos sobre o assunto. Meu amigo Oscar também gostou muito.
Um abraço.