domingo, 27 de abril de 2008

Primeiro Parque de Geração de Energia Eólica na Paraíba.

"A Paraíba já tem seu primeiro parque de geração de energia eólica. A usina "Millennium", inaugurada às 10h de ontem em Mataraca, no Litoral Norte, possui 13 aerogeradores que produzem, desde novembro do ano passado, 10.2 mega watts de energia e abastecem 10 mil residências. Outras 60 torres, que farão surgir o "Vale dos Ventos", estão em construção e vão gerar mais 45 mega watts, suficientes para atender a mais 30 mil residências.
(...) segundo o Centro Brasileiro de Energia Eólica (CBEE), a Paraíba, no Litoral, tem mais condições para o exercício dessa atividade, pois o regime de ventos apresenta uma velocidade média de 7,5 m/s."

(Fonte:
PBGÁS)


Bons ventos trazem boas notícias, e neste caso particular, uma nova maneira de gerar o desenvolvimento. Embora, para muitos Dom Quixotes, estes grandes cataventos sejam um inimigo a ser combatido. Tão insana quanto a atitude deste, é a daqueles que continuam defendendo os mesmos paradigmas que levaram a este desenvolvimento desumano, que põe em risco os recursos de todo o planeta, a fim de garantir recursos "infinitos" para uma minoria.
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas já alertou para o destino do planeta caso o homem não mude seus hábitos. No seu relatório vencedor do prêmio Nobel, afirma que dos últimos doze anos (1995-2006), onze estão entre os doze anos mais quentes desde 1850.
O problema é que enquanto poucos têm se esforçado para minimizar os impactos ambientais das atividades humanas, o país sede das Olimpíadas 2008 constrói a maior barragem do mundo, causando danos incalculáveis ao meio ambiente e à própria população.
Enquanto isso, resta-nos fazer a nossa parte e também continuar fazendo côro com aqueles que, como Sancho Pança, tentam dissuadir o louco cavaleiro da sua insana impreitada. Afinal também habitamos esta nave espacial chamada Terra.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Umá quase poética descrição de parte de caos ambiental vivenciado atualmente.
Adorei!!!
Um bom domingo e fica na paz.

Regina Bolico disse...

Oi!!!
Obrigada por ter visitado o meu blog. Gostei muito dos textos que li no teu. Muito bom.Quem é sustentável habilidade?
Um abraço.