sábado, 6 de setembro de 2008

A Urbanização e a água da Chuva


A urbanização é responsável pela impermeabilização de quase 100% da superfície do solo das grandes cidades. A consequência disso é um enorme desequilíbrio no ciclo hidrológico, o qual se resume praticamente à precipitação e ao escoamento superficial, uma vez que a evaporação pouco representa no volume total e a infiltração é praticamente nula.

Os resultados desse desequilíbrio são alagamentos, carregamento de resíduos causando entupimento do sistema de drenagem, grande vazão e velocidade no local de despejo dessas águas, ocasionando erosão e assoreamento dos corpos d'água.

Por isso, torna-se obrigatório a reutilização da água pluvial nas edificações, não apenas para economia dos recursos naturais e econômicos, mas também e principalmente para minimizar o impacto ambiental da urbanização das grandes cidades.


Algumas cidades como Curitiba e São Paulo já demonstraram esta preocupação criando leis tornando a utilização da água de chuva obrigatória.

Com este recurso natural cada vez mais escasso e a crescente demanda nacional para aumento da produção, é inadimissível que se continue a desprezar uma alternativa tão simples e barata.

Saiba mais: SILVEIRA, Bruna. Reuso da água Pluvial em Edificações Residenciais. Monografia, UFMG, Janeiro, 2008.

Um comentário:

Margret Engel disse...

Olá William!
Obrigada pelos comentários no Questão Ambiental. Vc está sempre fazendo comentários gentis, fico feliz em contribuir de alguma forma.
Outra vez vc perguntou sobre meios de trituração de resíduos sólidos.
Ano passado fui numa feira de gestão de resíduos e tinha um estande da Bruno Industrial - empresa que fabrica trituradores de resíduos. Se vc quiser, posso escanear o folder que eu peguei, ou vc acessa o site deles e vê lá se tem algo que possa te ajudar. (www.bruno.com.br)
Um abraço,
Margret